Iaido

Iaido - Ichitami Shikanai

O Iaido tem sua origem atribuída a Hayashizaki Jinsuke Minamoto no Shigenobu (1542 -1621). O objetivo da prática do Iaido é aprender a sacar a espada como forma de superar seus adversários. É um caminho pelo qual os praticantes buscam treinar mente e corpo por meio do desenvolvimento de uma apreciação espiritual da relação entre vida e morte, movimento e quietude.

A prática do iai é geralmente feita a partir da visualização de inimigos imaginários em acordo com os princípios de cada kata. Porém, com fins didáticos, é possível executar os movimentos com outros praticantes. Atualmente o praticante utiliza uma iaito, espada com lâmina de liga metálica e sem fio. É possível aos praticantes mais avançados utilizarem shinken, espadas de aço com fio.

Em fins do ano de 1972, a convite de Kobayashi Sensei, Shikanai Sensei foi apresentado a Omura Tadaji Sensei. Para Kobayashi Sensei era essencial aos praticantes das artes marciais japonesas saber lidar com a espada, pois é a base de todas elas. Omura Sensei nasceu no ano de 1894 e aos dezesseis anos de idade começou a treinar com Hakudo Nakayama Sensei. Dando sequencia ao legado de seu mestre, Omura Sensei dedicou a sua vida a lecionar Iaido no Yuishin Dojo, em Suginami.

O primeiro contato com Omura Sensei foi marcante, sua técnica e espiritualidade o impressionou. Isso ocorreu anos antes de ser apresentado por Kobayashi Sensei, em uma demonstração de artes marciais tradicionais. Saber como manusear a espada era um sonho que Shikanai Sensei carregava desde os tempos de criança nas brincadeiras de samurai como os amigos e irmãos. Pelos três primeiros meses, Shikanai Sensei passou a treinar apenas a técnica de desembainhar e embainhar a espada, que Omura Sensei lhe havia ensinado na primeira aula. Só após esse período, de repetidos treinos, lhe foi ensinado, de uma só vez, três formas distintas.

Shikanai Sensei treinou no Yuishin Dojo, sob a supervisão de Omura Sensei, por dois anos e oito meses até vir para o Brasil. Ao chegar, continuou com sua rotina de treinos diários, o que atraiu a atenção dos seus alunos de Aikido no Rio de Janeiro. Assim como ocorreu com o Jodo, Shikanai Sensei recorreu à Federação Paulista de Kendo, presidida à época por Tadashi Tamaki, para dar continuidade à sua prática. Entretanto, foi informado que não haviam notícias de praticantes de Iaido no país. Aos poucos, aceitando os pedidos de seus alunos de se juntarem aos treinos, foram surgindo as primeiras turmas de Iaido. Prática essa que se repetiu após a ida de Shikanai Sensei a Belo Horizonte, onde leciona regulamente até hoje.